ESG, três letras que representam as principais preocupações que toda empresa deveria ter, inclusive a sua, pequeno empreendedor.
Quem surgiu com o termo pela primeira vez foi o secretário geral da ONU em 2004, o Kofi Atta Annan GColL, diplomata ganês. Kofi reuniu 50 CEOs de grandes empresas para comentar sobre o futuro do capitalismo sem propósito e preocupações. A grande ideia do debate era “Como você pode ter lucro, sem esquecer do ambiente, do social e da governança?”
Desde então, o debate sobre o tema só cresce e o mercado e os consumidores se tornaram mais exigentes. Você sabia que 70% dos consumidores esperam que as empresas tenham preocupações em não agredir o meio ambiente? Segundo a EXAME, “O consumidor quer produtos de qualidade e preço justo, mas que também tenham propósito, tenham história e impacto positivo”. Leia a matéria completa aqui.
Empresas classificadas como ESG reúnem uma série de atributos que o consumidor e o investidor atual tem interesse. Vem entender sobre o ESG com a gente!
Afinal, o que é ESG?
Em empresas ESG (ou ASG, em português) três pilares são trabalhados: o ambiental (environmental), o social (social) e a governança (governance). Para que uma empresa possa receber a certificação ESG ou ASG é preciso adotar práticas coerentes com as normas ambientais, trazendo medidas para conservação do meio ambiente contagiando toda a comunidade. Além disso, precisa trabalhar junto ao governo, adotando práticas do compliance e fazendo tratativas com o poder público, tendo sempre em vista a governança corporativa de forma responsável.
No Brasil ainda não existe um selo ESG para as empresas, porém órgãos como a Bolsa de Valores (B3) possuem diretrizes que norteiam empresas que almejam a classificação e valorização do seu negócio. Para uma empresa receber o reconhecimento da B3 uma série de dados são coletados sobre o capital humano, sobre a governança corporativa e alta gestão, sobre o modelo de negócio e inovação, capital social e meio ambiente, para então definir uma pontuação.
A importância do ESG nos negócios
Empresas com boas práticas de ESG têm menos risco de problemas judiciais, problemas trabalhistas e sofrer com efeitos negativos causados ao meio ambiente. Adotar boas práticas valoriza o negócio a longo prazo, melhora a gestão interna e atrai investidores e acionistas. Além dessas vantagens também há:
- redução de despesas
- aumento de capital de giro
- atração de público interessado no consumo consciente
- melhoria do posicionamento no mercado
- entre outras!
Como aplicar o ESG na sua empresa?
É importante salientar que empresas não são bem vistas quando dizem ser ESG e não possui ações para se tornar uma empresa de referência, logo, se você quer que sua empresa seja conhecida pela implementação das práticas ESG é importante que tenha os princípios enraizados em sua missão.
Ademais, comece definindo uma estratégia, usando ferramentas como 5W2H e PDCA para que consiga identificar os pontos de melhoria. Selecione boas práticas que você deseja inserir no cotidiano da sua empresa, seja investir em energias renováveis, criar políticas de inclusão e diversidade ou criar planos de ação para estar de acordo com a legislação em todos os setores do seu negócio. Após isso, acompanhe o desenrolar das ações, analise os impactos envolvidos e aprimore para garantir o resultado desejado.
Garantir que sua equipe engaje na implementação do ESG é muito importante, por isso construa uma cultura de sustentabilidade e, sempre que possível, debata, planeje e mensure os resultados de ESG na empresa.
Empresas que já investem em práticas ESG
Como dito anteriormente, a Bolsa de Valores possui diretrizes para empresas que seguem e investem em atitudes ESG. Todos os anos a B3 cria uma lista das empresas que se encaixam nos critérios, vamos conhecer algumas delas?
Ambev
Fundada em 1853. a Ambev hoje conta com centenas de produtos de bastante familiaridade do brasileiro. A empresa conta com vários projetos para cada pilar do ESG, incluindo desde cuidados com a água dos locais onde há fábricas até a ambição de tornar 100% das embalagens retornáveis ou feitas em sua maioria de conteúdo reciclado. Além de projetos sociais como o VOA, que possui mais de 400 ONGs envolvidas e 10 milhões de pessoas impactadas.
Lojas Renner
As Lojas Renner possuem compromissos de até 2030 construir relações humanas para que seus colaboradores possam alcançar o seu potencial, sempre incentivando a diversidade e inclusão; de avançar na construção de um negócio circular, diminuindo a pegada de carbono, reduzindo a quantidade de água na sua operação; e usar das conexões com fornecedores e parceiros para solucionar desafios do setor, tal como a rastreabilidade dos produtos de algodão.
Tim
A conhecida companhia de telecomunicações completou, em 2022, 15 anos no ISE. A TIM tem aproximadamente 50% de autogeração de energia, é um dos melhores lugares para se trabalhar segundo o índice GPTW da B3 e é certificada na ISO 27001 (norma internacional de gestão da segurança da informação). Algumas de suas metas é tornar- se mais eficiente através da energia verde; estender o acesso ao 4G a todos os municípios do Brasil e promover o empoderamento do cliente por meio da transformação digital.
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