A partir de Janeiro de 2024 unidades consumidoras que recebem sua energia em alta tensão, como indústrias, hospitais, shoppings e grandes empreendimentos poderão negociar a compra da própria energia no Mercado Livre de Energia.
O Mercado Livre de Energia é um ambiente no qual os clientes podem escolher quem irá fornecer a energia que abastece o empreendimento. Até então, apenas unidades do grupo A com demanda contratada de pelo menos 500kW poderiam solicitar a entrada no Ambiente de Comercialização Livre (ACL). Entretanto, o Projeto de Lei 1917/15 foi aprovado e em 2022 o Ministério de Minas e Energia aprovou a portaria nº50/2022, permitindo que a partir de 01 de janeiro de 2024 todos os empreendimentos ligados em alta tensão (Grupo A) poderão aderir ao Mercado Livre caso tenham interesse.
Quais os benefícios de participar do ACL?
Para empresas, com altas contas de energia, pequenas mudanças podem gerar grande resultado. A participação no Mercado Livre pode trazer benefícios como:
- Liberdade de escolha. Com a possibilidade de escolher de quem você irá comprar energia, o cliente poderá escolher energia de fontes renováveis, diminuindo o efeito dos gases de efeito estufa e aumentando a economia.
- Previsibilidade orçamentária. Com o preço da energia previamente determinado, será mais fácil para sua empresa identificar quanto será direcionado para compra de energia e realizar o planejamento financeiro da sua empresa.
- Não tem aplicação da bandeira tarifária. O Cliente que está no ACL não sofre com a implementação da bandeira tarifária, que é implementada quando o nível de água nas hidrelétricas estão abaixo do recomendado e usinas termoelétricas são acionadas.
- Mesmo preço da energia elétrica no horário de ponta e fora da ponta. No Mercado Livre o preço da energia é a mesma ao longo do dia, ou seja, não sofre variações no horário de ponta e fora da ponta.
- Terá desconto na TUSD. Quando você adquirir energia renovável poderá ter desconto de 50% até 100% na tarifa de uso do sistema de distribuição (TUSD).
Em 2026, mais consumidores podem fazer parte!
Com a abertura em 2024 para o grupo A, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica estima que mais de 100 mil consumidores poderão ser beneficiados. Mas não para por aí, já existe portarias para quem em 2026 alguns consumidores atendidos em baixa tensão (Grupo B) poderão entrar no circuito, mais especificamente clientes do subgrupo B3 e B4. Essas mesma portaria já definiu que em 2028 todos do grupo B poderão migrar para o Mercado Livre, ou seja, a partir de 2028, residências de baixa renda a iluminação pública poderão fazer parte da negociação de compra de energia.
Como fazer parte do Mercado Livre?
O setor elétrico é muito dinâmico, complexo e burocrático, por isso é importante que sua empresa tenha acompanhamento de uma empresa especializada para realizar a sua migração.
Hoje a Paraíba Solar, junto com a Prime Energy, entrega a solução completa em energia. Gostaria de saber se sua empresa já pode considerar a migração para o mercado livre de energia? Basta enviar a sua última fatura de energia entrando em contato por meio do telefone (83) 98680-0340 ou envie um e-mail para comercial@paraibasolar.com.br.
Deixar um comentário