Definição de BIPV (Building Integrated Photovoltaics)
Acha muito feio as placas convencionais no telhado? E se sua fachada te ajudasse a pagar a conta de energia? E se a energia solar fizer parte do projeto arquitetônico? Conheça os módulos BIPV que vão resolver estes seus problemas de forma prática e eficiente.
O termo BIPV (Building Integrated Photovoltaics) define o conceito dos produtos fotovoltaicos integrados a construção do ambiente, garantindo funcionalidade e estética na construção.
Fazer parte da estrutura do ambiente e converter energia elétrica atráves da radiação são os objetivos dos módulos BIPV, desse modo, um exemplo que podemos citar é do teto com módulos BIPV onde funciona como cobertura do ambiente, um sistema solar capaz de gerar energia, além de permitir a iluminação natural.
Onde utilizar o BIPV no projeto arquitetônico.
A integração dos módulos BIPV com o ambiente podem ser feita em telhados inclinados, curvos, pergolados, áticos, claraboias, fachadas, janelas, brises, guarda-
corpos e outros. No entanto, o projetista tem a liberdade de criação para seu projeto respeitando os limites de desempenho do sistema, multifuncionalidade dos módulos e estética da edificação.
É possivel aplicar o conceito do BIPV em edificações já construídas através do retrofit, mas é na fase de projeto onde se agrega todo potencial do BIPV a construção.
No mercado existem tecnologias de fabricação das placas solares que se diferem pela composição do material utilizado, eficiência de conversão de energia e aparência física. O mercado oferece diversas opções de componentes e sistemas de montagem para uso do BIPV com varia formas, cores, tamanhos e funções. Existem soluções envidraçadas, semitransparentes, com propriedades térmicas e produtos colorizados.
Exemplos de componente BIPV – Telha Solar
Um exemplo destas opções de escolha é a nova telha onduladas da Eternit ONDULADA-F140 2.44. A telha é fabricada de fibrocimento com módulos fotovoltaicos e com tamanho padrão de 2,44m x 1,10m. A fixação no telhado é feita da mesma forma que as telhas ja existente no mercado são fixadas, e você pode usar junto com outras telhas de mesma ondulação no telhado. O risco de vazamentos é reduzido a zero, possui alta resistência ao fogo, e é compatível com os inversores existentes no mercado.
A telha é recomendada para aplicações em sistemas on-grid e off-grid.
E você? Já pensou onde pode usar o conceito BIPV na sua obra e gerar energia de onde nunca imaginou?
Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.
Mande uma mensagem pelo whatsapp aqui
Fonte:
Ebook: O que toda empresa de energia solar precisa saber sobre integração de sistemas fotovoltaicos a edificações; Arrquitentando Solar
Datasheet: Eternit Telha Fibrocimento Solar
Deixar um comentário